Em 2024, os Mercados Abastecedores geridos pela SIMAB reforçaram o seu compromisso com a redução, separação e valorização de resíduos, consolidando práticas que promovem a sustentabilidade e a economia circular.
Durante o último ano, foi registada uma produção total de 9.259 toneladas de resíduos sólidos, o que representa um aumento de 645 toneladas face a 2023. No entanto, os resultados ambientais são positivos:
- Os resíduos recicláveis (orgânicos e verdes) aumentaram 12%;
- Os indiferenciados/não recicláveis diminuíram 3%;
- Verificou-se um aumento estimado de 826 toneladas de resíduos triados face ao período anterior.
No MARL, que concentra o maior volume e diversidade de resíduos do Grupo, o projeto Eco.Área manteve-se em pleno funcionamento, assegurando a separação e compactação de resíduos orgânicos e inorgânicos e contribuindo para uma melhor imagem e limpeza do recinto. Também se mantiveram as rotas de recolha seletiva de orgânicos e madeira, promovendo a valorização e reaproveitamento destes materiais.
Complementarmente, a SIMAB reforçou o controlo e monitorização da gestão de resíduos de construção e demolição através da aplicação do Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos, assegurando o cumprimento legal e a boa gestão ambiental nas empreitadas.
Estes resultados demonstram a evolução positiva da política ambiental do Grupo SIMAB, que tem vindo a investir em infraestruturas, sensibilização e boas práticas, com o objetivo de promover uma operação mais eficiente e amiga do ambiente.

