MENSAGEM DO PRESIDENTE
“Apontar o novo paradigma de gestão, mais consonante com os tempos desafiantes que vivemos atualmente.”
Como é sabido, nos últimos 4 anos a sociedade debateu-se com vários fatores inesperados que tiveram uma grande repercussão na atividade das empresas. Em primeiro lugar, em 2019 houve uma pandemia de escala global, a COVID 19, que, pela sua magnitude e transversalidade impactou fortemente a atividade quotidiana das pessoas e, como já se referiu, também das empresas.
Esta situação obrigou a que todas as empresas, e os Mercados Abastecedores não foram exceção, tivessem necessidade de se adaptar a uma nova realidade e de se reinventar, seja pela adoção de novas práticas de funcionamento e de gestão das pessoas e dos seus ativos, sendo que muitas delas acabaram por ser internalizadas e adotadas para o futuro, seja pela necessidade de adaptações ao seu modelo de negócio, reforçando o investimento nos setores de atividade mais afetados, mas também aproveitando janelas de oportunidades que surgiram durante este período.
E foi também um período que veio dar uma enfâse inequívoca à importância que os Mercados Abastecedores têm na sociedade e, em particular, naquilo que é o abastecimento das populações. Mesmo em situações de pico de contágios na pandemia, e quando muitos outros setores experimentavam dificuldades ou tiveram mesmo de interromper a sua atividade, todos os nossos Mercados Abastecedores, não obstante a necessidade das devidas adaptações e contando sempre com a abnegação dos seus trabalhadores e operadores económicos, mantiveram a sua atividade ininterrupta 24 horas por dia, 365 dias por ano. E, por isso, foram vitais para o fornecimento do setor retalhista e, subsequentemente, da população que ali se abastece.
E dessa forma o MARB conseguiu durante toda a pandemia, não obstante dificuldades pontuais em alguns operadores de setores de atividade muito restritos (flores, pescado e restauração) e que mereceram por parte deste Conselho de Administração o devido acompanhamento, manter uma trajetória de crescimento e da consolidação dos bons resultados naquilo que são os diversos indicadores económicos e financeiros, incrementando de forma sustentada o volume de negócios e o resultado líquido, a par de uma redução significativa da sua dívida financeira líquida.
Este Conselho de Administração congratula-se e considera estes resultados muito positivos, porque alcançados num período de grande incerteza e com uma espiral inflacionista que fez crescer em grande medida os nossos custos operacionais e, que obrigou a um esforço acrescido e conjugado de todos os envolvidos na operação do mercado. A começar pelos funcionários do MARB, que deram o seu melhor e conseguiram com o seu empenho e abnegação garantir a operacionalidade plena da nossa atividade, bem como a contribuir para a implementação de medidas de contenção de custos e racionalização de recursos.
Também se reveste de grande importância a excelente relação institucional existente com o município de Braga, nosso acionista, que em muito tem contribuído para o sucesso da gestão do Mercado, bem como projetos de responsabilidade social como o 5 ao Dia e o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Celeirós.
Neste espetro da cooperação institucional, impõe-se igualmente fazer referência ao nosso ROC, que, em todos os momentos, se rege por uma atuação tecnicamente competente, rigorosa e equilibrada.