Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Podcast Arquitetura Agora: A Construção de um Território Mais Resiliente e Sustentável

O Diretor-Geral Corporativo da SIMAB, João Tiago Carapau, participou no podcast Arquitetura Agora, abordando temas cruciais para o futuro das cidades e da alimentação sustentável. A conversa centrou-se no Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas e na criação da rede metropolitana de parques agroalimentares (FoodLink), destacando a importância da articulação entre Mercados Abastecedores e Mercados Municipais da Área Metropolitana de Lisboa.

Num mundo onde as alterações climáticas impõem desafios crescentes, a resiliência dos territórios passa por repensar os sistemas alimentares e logísticos. João Tiago Carapau sublinhou como a integração destes mercados fortalece cadeias curtas de distribuição, reduz pegadas ecológicas e aproxima produtores e consumidores, contribuindo para cidades mais verdes, eficientes e inclusivas.

O episódio lançou ainda um desafio a arquitetos e urbanistas: mobilizar conhecimento e experiência em agricultura e ambiente, bem como nos domínios da produção, logística, comercialização e distribuição alimentares, elementos essenciais nos processos de planeamento urbano.

Ouça o episódio e junte-se à reflexão sobre o papel das infraestruturas agroalimentares na construção de um futuro mais sustentável – https://youtu.be/uD0XEdu78kw?si=Jtqtcer7XiuQPO2R

O MARB – Centro Logístico do Minho é o mercado abastecedor da região noroeste de Portugal, que opera privilegiadamente para os territórios mais a norte do País e mesmo para a Galiza, em Espanha.

CONTACTOS

MARB – Avenida de Trezeste, 6
4705 – 460 Braga

Tel. (+351) 253 287 270

(custo chamada rede nacional)

marb@marb.pt

O MARB – Centro Logístico do Minho é o mercado abastecedor da região noroeste de Portugal, que opera privilegiadamente para os territórios mais a norte do País e mesmo para a Galiza, em Espanha.

LINKS ÚTEIS

CONTACTOS

MARB – Avenida de Trezeste, 6
4705 – 460 Braga

Tel. (+351) 253 287 270
Tel. (+351) 219 927 400

(custo chamada rede nacional)

marb@marb.pt

MARB © 2025. Todos os direitos reservados.

Design & Developed by Colour Invasion